Horários

Segunda – Quinta8:30 – 17:00
Sextas13:30 – 17:00

Ortodontia em Curitiba

A ortodontia é uma especialidade odontológica que visa a correção dos dentes e dos ossos posicionados de forma inadequada. Além de proporcionar uma aparência mais agradável, melhorar a autoestima de muitos pacientes e tratar problemas de crescimento e desenvolvimento da face dos dentes e da mordida, esse tratamento é ideal para pacientes com dentes tortos e sem encaixe correto, causando dificuldade na higienização, estresse nos músculos de mastigação.

Somente o dentista ou o ortodontista poderá determinar os casos nos quais o tratamento ortodôntico é indicado. Para isso, o profissional avalia a condição do paciente, por meio de exames clínicos, moldes de gesso ou scaneamento da arcada dentária, fotografias e radiografias, e, em seguida, elabora um plano de tratamento adequado.

Atualmente, além da ortodontia convencional, caracterizada pelo uso de braquetes colados na frente dos dentes e fios ortodônticos para promover o alinhamento, há diversos tipos de aparelhos que podem ser indicados, como os aparelhos invisíveis. Confira alguns modelos a seguir e agende sua avaliação personalizada com o Dr. Allan Pizzamiglio!

Aparelhos invisíveis (alinhadores)

Os aparelhos ortodônticos transparentes ou invisíveis utilizados por adolescentes e adultos têm despertado o interesse de muitos pacientes por serem discretos. Diferentemente dos aparelhos convencionais que permanecem o mesmo do início ao fim do tratamento, os alinhadores estéticos são placas removíveis confeccionadas por softwares de planejamento virtual trocadas, geralmente, a cada 15 dias.

Os aparelhos invisíveis possibilitam ao paciente visualizar uma prévia do resultado final antes mesmo de iniciar o tratamento. Além disso, uma das principais vantagens dos alinhadores é a possibilidade de removê-los para fazer as refeições, facilitando a escovação e o uso do fio dental.

Aparelho autoligado

Os aparelhos autoligados dispensam a utilização das borrachinhas tradicionais e funcionam com base no bráquete, que sustenta o fio preso em pequenas estruturas acopladas a eles. Esse tratamento promove mais conforto e facilidade de higiene ao paciente, reduz as possibilidades de feridas na boca e, consequentemente, melhora a mastigação. Ademais, costuma requerer um tempo menor de tratamento e se diferenciam pela discrição e pela manutenção esparsa, a cada três meses.

Aparelhos porcelana

Os aparelhos de porcelana são categorizados como aparelhos estéticos devido a sua discrição. Enquanto o modelo tradicional possui fio metálico, bráquetes e borrachinhas, nesse modelo, os braquetes são feitos de porcelana, garantindo uma coloração similar aos dentes naturais.

Assim como no modelo tradicional, é preciso ir ao consultório do dentista mensalmente para realizar as manutenções do aparelho. Além disso, o paciente deve se manter atento com alimentos duros, pegajosos e, principalmente, com pigmentação forte, pois os elásticos do aparelho de porcelana podem sofrer alterações na coloração quando malcuidados.

Aparelho safira

Os aparelhos de safira seguem o princípio dos aparelhos de porcelana, porém, contam com uma tecnologia ainda mais avançada. Nesse modelo, os bráquetes metálicos são substituídos pelos feitos de cristal de safira bastante resistentes e transparente. Igualmente aos aparelhos convencionais, a manutenção ortodôntica é realizada mensalmente e os cuidados de higienização também são semelhantes. Ademais, o paciente deve evitar alimentos duros para não danificar o aparelho. Essa alternativa é indicada para pacientes com dentes de coloração mais clara a fim de atender o objetivo de ficar imperceptíveis.

Aparelho móvel (contenção)

Os aparelhos móveis são utilizados após a conclusão do tratamento com o aparelho fixo. O objetivo é manter os dentes alinhados por um longo tempo, pois quando o aparelho ortodôntico é removido, os dentes têm a tendência de retornar às posições de origem, tornando os cuidados para evitar a movimentação dos dentes imprescindíveis.

Em geral, os aparelhos removíveis (móvel) são indicados para o arco superior, podendo o paciente remover para se alimentar e realizar atividades físicas, enquanto a contenção fixa é posicionada no arco inferior, por ser uma região com maior chance de movimentação.

Quer ter um sorriso mais saudável e bonito?

Agende a sua consulta de rotina com o Dr. Allan Pizzamiglio pelo número (41) 99933-6632 (WhatsApp) e conte com uma infraestrutura completa e equipamentos modernos para oferecer toda conveniência e praticidade. Nosso objetivo é proporcionar experiências diferenciadas no tratamento odontológico e garantir um sorriso saudável e bonito. Será um prazer ajudá-lo(a) a conquistar o sorriso dos seus sonhos!

Agende sua consulta

Nossa clínica está preparada para atender você.