Com a constante evolução das técnicas cirúrgicas e dos dispositivos disponíveis no mercado, a cirurgia de implante dentário deixou de ser considerada um procedimento complexo e assumiu um caráter mais simples e seguro. Sabendo disso, que tal esclarecer suas dúvidas sobre como funciona a cirurgia de implante dentário realizada para recuperar a qualidade estética e funcional do seu sorriso? Acompanhe a seguir e agende sua consulta com o Dr. Allan Pizzamiglio para obter uma avaliação individualizada!

Implante dentário: a preparação

Assim como em vários aspectos da vida, planejamento e cautela são quesitos fundamentais quando o assunto é cirurgia de implante dentário. Nesse sentido, é preciso buscar auxílio de um profissional especializado e experiente em implantes (Implantodontista) para avaliar a condição bucal do paciente e solicitar os devidos exames laboratoriais e de imagem. Não havendo qualquer impeditivo, a cirurgia para instalação do implante pode ser agendada a fim de propiciar a rápida e tão desejada reabilitação oral.

Implante dentário: etapas da cirurgia

Conforme mencionado, a cirurgia de implante dentário é simples. O procedimento é realizado no próprio consultório do dentista com anestesia local, anestesia geral ou sedação e dura cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da complexidade de cada caso. Para compreender como funciona a cirurgia de implante dentário, conheça as etapas:

1ª etapa

O procedimento se inicia com uma pequena incisão na gengiva para expor o leito ósseo e possibilitar o acesso do dentista à região que receberá o implante.

2ª etapa

O segundo passo da cirurgia de implante consiste em utilizar brocas de alta precisão para realizar a perfuração do osso. A abertura progressiva desse orifício deverá corresponder ao tamanho exato do implante selecionado.

3ª etapa

Em seguida, entra a habilidade do cirurgião para colocar o implante no local e angulação adequados. Nessa etapa, a experiência do cirurgião será crucial para garantir a precisão e o sucesso do procedimento.

4ª etapa

Na quarta parte da cirurgia de implante é feita a sutura da região tratada para finalizar o procedimento.

Implante Dentário Tradicional x Implante Dentário Rápido

No implante dentário tradicional, depois da fixação do pino de titânio, o paciente aguarda alguns meses para que ocorra a osseointegração, processo responsável por manter o implante fixo e firme. Passado esse período, o paciente retorna ao consultório para que o dentista faça um pequeno corte na gengiva e, então, instale o dente definitivo.

Já no implante dentário rápido, conhecido como implante com carga imediata, a colocação da prótese provisória ocorre simultaneamente ou em até 48 horas depois da cirurgia de fixação do implante. A adoção de uma prótese provisória durante o processo de cicatrização ajuda a evitar a reabsorção óssea, propicia maior conforto ao paciente e melhora a questão estética ocasionada pela ausência de um elemento dentário. Por serem provisórias, essas próteses utilizadas nos implantes com carga imediata devem ser substituídas posteriormente por outras definitivas.

Implante dentário: o pós-operatório

Concluída a cirurgia, o paciente recebe alta para retomar as atividades e mastigar tranquilamente. Na ocasião, o paciente também já sai das dependências da clínica medicado e com analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios prescritos, de acordo com a necessidade.

Importante! Opte por realizar a cirurgia de implantes com um dentista especializado em Implantodontia, pois é o profissional com conhecimento e experiência necessários para determinar o melhor tratamento aos pacientes. Além disso, jamais se automedique, algumas substâncias comumente encontradas em remédios convencionais podem causar hemorragia.