Inúmeros são os prejuízos causados pela ausência de dentes, contudo, a mastigação é um dos principais, afinal, a estrutura dos ossos maxilares e a musculatura ao redor, bem como a digestão costumam ser seriamente comprometidos. Se você sofre com a falta de um ou mais dentes, saiba que os implantes dentários podem devolver a eficiência mastigatória e a sua qualidade de vida. Confira a seguir como voltar a ter uma boa mastigação!
Entenda a importância da mastigação
A mastigação exerce importante papel no sistema digestivo do paciente, pois prepara os alimentos para a digestão. Todavia, é bastante comum indivíduos desdentados passarem a restringir o seu cardápio alimentar, escolhendo os itens pela facilidade em consumi-los e não por suas características nutritivas ou mesmo preferências, podendo ocasionar déficit de vitaminas, minerais e fibras.
Além disso, com a falta do dente, os pacientes tendem a optar pela mastigação unilateral e sobrecarregar os ossos maxilares e a musculatura ao redor. Entre as consequências de mastigar apenas de um lado estão as dores na região da articulação da mandíbula e o aspecto envelhecido da face.
Implante dentário rápido
A ausência de dentes é tecnicamente denominada de edentulismo, condição que afeta a saúde do paciente como um todo e até o convívio social. O implante dentário é o tratamento mais moderno para recuperar a confiança e restabelecer a função mastigatória comprometida em decorrência da perda dos dentes, afinal, propicia ao paciente novos elementos em sua cavidade bucal.
O implante dentário é um procedimento simples e duradouro. Trata-se da implantação de cilindros de titânio inseridos no osso maxilar e/ou mandibular do paciente por meio de procedimento cirúrgico. Sua função é substituir a raiz e suportar a introdução de uma prótese, que atua como dente artificial.
Para quem deseja restaurar o sorriso com rapidez e voltar a ter confiança para mastigar qualquer tipo de alimento, pode contar com o Implante Imediato ou Carga Imediata. Com o implante dentário rápido, é possível instalar próteses provisórias no momento ou em até 48 horas depois da cirurgia de inserção do parafuso de titânio no osso.
Esse procedimento se tornou uma excelente alternativa para pessoas que perderam um, vários ou todos os dentes, bastando ter saúde geral e bucal e qualidade óssea suficiente para viabilizar a fixação imediata do implante ao osso. Dessa forma, tão logo o paciente volta a ter uma boa mastigação, melhora sua autoestima e retoma uma dieta saudável!
# Dica do Dr. Allan Pizzamiglio! Ao restaurar o seu sorriso e a capacidade mastigatória, lembre-se de retomar o hábito de mastigar bilateralmente para exercitar ambas musculaturas bucais e evitar complicações futuras.