A ausência de um ou mais elementos dentários compromete a autoestima do indivíduo, gera desconforto no processo mastigatório e, ainda, acarreta em prejuízos à comunicação e à digestão. Em conjunto, esses fatores colocam em destaque a instalação do implante dentário rápido como alternativa para reparar a condição do paciente com agilidade e, por isso, no artigo de hoje o Dr. Allan Pizzamiglio esclarece uma dúvida bastante recorrente: em quanto tempo posso restaurar o meu sorriso?
Implante dentário rápido: o que é e como funciona?
O implante dentário rápido, denominado implante imediato ou carga imediata, corresponde à técnica de implantes dentários capaz de reduzir o número de intervenções cirúrgicas e o tempo no qual o paciente permanece desdentado. Por restabelecer a saúde e garantir segurança e conforto à região bucal em poucas sessões, o implante dentário rápido se tornou uma tendência na Odontologia.
O procedimento se inicia com a avaliação médica e a realização de exames complementares para verificar as condições de saúde bucal do paciente interessado na reposição rápida dos dentes. Estando tudo certo, o dentista especialista em implantes agenda o procedimento cirúrgico-protético a fim de instalar o pino de titânio responsável por substituir a raiz do dente e conceder sustentação à prótese. Na sequência, instala a prótese provisória que permanecerá na posição correta durante o tempo da cicatrização. Futuramente, essa prótese provisória é trocada pela prótese definitiva.
Implante dentário rápido: em quanto tempo posso restaurar o meu sorriso?
Diferentemente do implante dentário tradicional no qual o procedimento demora meses para recuperar os dentes do paciente, o implante dentário rápido consiste na instalação de coroas ou próteses provisórias fixadas ao implante no momento ou em até 48 horas depois da cirurgia de inserção do parafuso de titânio no osso. Dessa forma, o paciente recupera a estética e a função do dente perdido em tempo surpreendente.
Implante dentário rápido: há contraindicações?
Em geral, para realizar o implante dentário rápido basta o paciente ter condição óssea favorável e boa saúde bucal. Para pessoas com doenças sistêmicas, cardiopatia, hipertensão e diabetes, além da avaliação do dentista também devem solicitar autorização médica especializada para prosseguir com o procedimento.