Ao cogitar a instalação de implantes dentários em substituição a um ou mais dentes perdidos, os pacientes costumam pesquisar sobre o assunto na internet e esclarecer uma série de dúvidas com o dentista, pois entendem que o sucesso de um implante dentário depende de diversos fatores, como a técnica cirúrgica, a escolha do profissional, a osseointegração e a ausência de contaminação bacteriana.

Superadas essas questões iniciais e realizado o implante dentário, no entanto, os pacientes tendem a relaxar nos cuidados de higiene bucal e das visitas periódicas, hábitos que podem provocar doenças bucais sérias e causar até mesmo a perda do implante. Por esse motivo, o assunto de hoje será sobre a importância da higiene bucal e dicas de limpeza de implantes dentários.

Para sanar qualquer possibilidade de dúvida, vale reforçar que, assim como os dentes naturais, ao colocar implantes dentários, os pacientes precisam ter acompanhamento periódico com o dentista responsável, realizar a higienização diária e, ainda, considerar limpezas mais profundas com o profissional, pois em determinadas situações o dentista precisará remover a prótese para realizar a higienização da região corretamente.

Por serem constituídos de titânio e porcelana ou resina, os implantes e as próteses não desenvolvem cárie, porém, há diversas outras doenças que podem prejudicar a saúde bucal de pacientes com implantes dentários. É o caso da mucosite, gengivite ou peri-implantite, que se caracteriza pela inflamação da gengiva em decorrência do acúmulo de placa bacteriana. O pior é que, na maioria das vezes, os pacientes relaxam nos cuidados e nem sequer percebem alguma irregularidade devido à ausência de sintomas.

Falando em sintomas, os usuários de implantes devem ficar alertas se houver sangramentos, mudança de cor da gengiva, dor e movimentação do implante, pois podem indicar problemas mais graves e, portanto, exigir uma consulta urgente ao dentista. Como nós sabemos que você não quer chegar a esse estágio, anote aí dicas importantes para realizar o acompanhamento com o dentista e a limpeza de dentes implantados.

Manutenção e acompanhamento com o dentista

Primeiro de tudo, programa-se para retornar ao consultório a cada seis meses. Havendo histórico de doenças periodontais no qual o paciente já demonstra dificuldades na manutenção da higiene bucal, a recomendação é visitar o dentista a cada quatro meses. Converse com o seu dentista para verificar a constância ideal.

Higienização Diária e Cuidados

É necessário ainda fazer a limpeza bucal completa sempre após as refeições e antes de dormir. Utilize escova de cerdas bem macias, creme dental com flúor, fio dental e enxaguante bucal. Em alguns tipos de implantes e próteses, as escovas interdentais e unitufos são importantes aliadas.

Lembre-se que o fato de o dente ser artificial não dispensa os cuidados com a higiene e este é um fator determinante para continuar exibindo um sorriso saudável e bonito. Portanto, não negligencie os cuidados com seu sorriso! Agende a sua consulta de rotina com o Dr. Allan Pizzamiglio e aproveite a infraestrutura completa para desfrutar de toda conveniência e praticidade que você merece em seu tratamento odontológico clínico e estético.