Ao buscar alternativas para restaurar o sorriso de pacientes com falta de dentes, não raramente, observam-se dúvidas sobre qual o melhor tratamento: implante dentário ou dentadura. Por isso, o Dr. Allan Pizzamiglio, especialista em implantes, selecionou as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções para contribuir com o seu processo de decisão. Confira a seguir e para solicitar uma avaliação individualizada, agende sua consulta!

Dentadura ou implante, qual escolher?

Conheça as particularidades desses dois tratamentos que objetivam devolver a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

Dentadura: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

Dentaduras são próteses removíveis utilizadas para substituir a função dos dentes ausentes, podendo ser totais ou parciais. As próteses totais são indicadas para casos com perda total dos dentes da boca. As próteses parciais, por sua vez, são recomendadas quando é preciso repor apenas alguns dentes faltantes. Essas últimas são compostas por um conjunto de dentes presos a ganchos de metal nas laterais, que se encaixam e apoiam entre os dentes naturais presentes.

Entre as principais vantagens da dentadura quando comparada ao implante dentário estão o custo, a menor complexidade, a ausência de procedimentos cirúrgicos e a facilidade na solução do problema de pacientes com estrutura óssea prejudicada.

Já as desvantagens se referem ao comprometimento da mastigação, bem como a possibilidade de haver fraturas nas próteses e de atrofiar o osso da gengiva. Além disso, as dentaduras geram o inconveniente de terem que ser removidas para a adequada higienização depois das refeições e podem danificar os dentes sadios.

Implante dentário: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

O implante dentário consiste na instalação de cilindros de titânio no osso maxilar e/ou mandibular do paciente por meio de procedimento cirúrgico com o intuito de substituir um, vários ou até mesmo todos os dentes naturais perdidos.

Além de proporcionar um sorriso mais natural, o implante dentário se destaca frente à dentadura por ser efetivo na melhora da mastigação, não causar danos à saúde bucal ao longo do tempo e ser mais resistente. Sobre as desvantagens, ganha relevo por se tratar de um procedimento invasivo e exigir mais tempo para a conclusão do tratamento, exceto nos casos em que o paciente opta pelo implante dentário rápido.

Com o implante dentário rápido, no momento ou em até 48 horas depois da cirurgia de inserção do parafuso de titânio no osso é possível instalar próteses provisórias. Apesar da agilidade e segurança propiciada, o implante dentário rápido possui a desvantagem de haver restrições em alguns casos, como a inexistência de estrutura óssea suficiente.

E, então, qual será o melhor tratamento: dentadura ou implante dentário?

Para definir qual o melhor tratamento é fundamental se submeter a uma consulta na qual o dentista fará perguntas para conhecer o histórico e condição de saúde geral e bucal do paciente. Não havendo doença que impacte negativamente no sucesso do procedimento, no entanto, a recomendação é optar pelo implante dentário. Vamos verificar e recapitular alguns desses benefícios:

Estética dental e confiança

os implantes dentários simulam o sorriso natural e garantem uma estética mais próxima do real. Por serem fixos ao osso e eliminarem qualquer possibilidade de constrangimento, os implantes também geram maior segurança ao paciente.

Função mastigatória

os implantes devolvem a função mastigatória do paciente de maneira superior às dentaduras, afinal, essas últimas podem se movimentar ou mesmo cair, causando incômodos e dificultando a mastigação dos alimentos.

Proteção da estrutura óssea

a ausência dos dentes ou mesmo o uso prolongado de dentaduras pode resultar na atrofia da estrutura óssea. Ao contrário disso, os implantes protegem o osso, especialmente quando instalados logo após a queda.

Resistência e durabilidade

se bem higienizado e acompanhado por um profissional periodicamente, os implantes duram por muitos anos ou até toda a vida. Por isso, a médio-longo prazo, é um procedimento que vale muito a pena.