Ainda hoje, muitas pessoas enfrentam dificuldades para sorrir devido à ausência de dentes e veem no implante dentário uma alternativa segura e confortável de recuperar a estética do sorriso, bem como melhorar a saúde bucal e a autoestima, afinal, segundo a Associação de Cirurgiões Buco-Maxilo Faciais, esse tratamento tem uma alta taxa de sucesso, bem acima de 95%. Mas será que o cigarro pode prejudicar o implante dentário e, consequentemente, o sonho de um sorriso perfeito?
Como você sabe, ao questionar qualquer médico sobre os prejuízos e riscos de manter o hábito de fumar, a resposta certamente será unânime. De fato, não há dúvidas de que as substâncias presentes no cigarro causam uma série de problemas à saúde. Além de complicações no estômago, circulação e pulmão, o tabagismo pode acarretar doenças periodontais, pigmentação dos dentes e da mucosa, halitose e até câncer.
Somado a esses fatores, o hábito de fumar pode gerar alterações nos tecidos de suporte, reduzir o fluxo sanguíneo, retardar a cicatrização, aumentar as chances de infecção em enxertos e propiciar inúmeras outras consequências que restringem o paciente de realizar determinados tratamentos. Como o implante dentário se trata de um procedimento cirúrgico é fundamental que o paciente esteja em boas condições de saúde geral e bucal, incluindo gengivas saudáveis e ossos preservados.
Isso significa que fumantes não podem optar por implantes dentários para restaurar o seu sorriso? Absolutamente não, até porque, sabemos que seria pouco provável uma pessoa fumante suspender esse hábito exclusivamente para realizar o procedimento! Esse é um dos mitos que paira sobre esse tratamento. No entanto, não podemos ser imprudentes e deixar de alertar sobre os riscos e impactos do cigarro nesses casos. Para se ter uma ideia, as substâncias presentes no cigarro podem até coibir a ação dos possíveis antibióticos prescritos no tratamento e por isso é importante seguir à risca as orientações passadas pelo dentista e solicitar um planejamento bastante criterioso.
Os fumantes precisam saber de antemão que há alguns cuidados pré e pós-operatórios fundamentais para realizar o implante dentário em segurança, entre eles a suspensão do hábito de fumar por, pelo menos, quinze dias antes da cirurgia e cerca de dois meses após a colocação da estrutura. Esses cuidados são essenciais para aumentar as chances de sucesso do procedimento, assim como a manutenção de hábitos de higienização bucal e visitas regulares ao dentista para garantir que não há complicações pós-cirurgia e evitar que outras doenças bucais surjam.
E então, gostou do artigo e está buscando um dentista experiente para restaurar seu sorriso de maneira segura e planejada? Agende a sua consulta de rotina com o Dr. Allan Pizzamiglio e aproveite a infraestrutura completa para desfrutar de toda conveniência e praticidade que você merece em seu tratamento odontológico clínico e estético. Será um prazer te ajudar a conquistar um sorriso saudável e bonito!