Os implantes dentários são cilindros de titânio inseridos no osso maxilar e/ou mandibular do paciente em substituição às raízes de dentes ausentes e têm a finalidade de sustentar as próteses. Essas, por sua vez, são recursos adotados para recuperar a estética e, principalmente, a função do dente.

O procedimento é extremamente seguro e vem conquistando cada vez mais adeptos brasileiros, no entanto, ainda gera dúvidas e inseguranças em muitas pessoas. Foi pensando nisso, que elaboramos esse artigo com o passo a passo em fotos de implante dentário para você compreender como ocorre o processo do início ao fim. Confira!

1º Passo | Consulta de Avaliação para Implante Dentário

Crédito: Freepik

Nessa fase inicial, o paciente compartilha suas frustrações e expectativas. Em seguida, o profissional se encarrega de analisar o quadro clínico, conhecer o histórico de saúde (geral e oral) e solicitar alguns exames complementares a fim de encontrar a melhor abordagem para o tratamento.

2º Passo | Análise dos Resultados dos Exames

Crédito: Freepik

Com os resultados dos exames, o dentista poderá, de fato, começar a planejar o procedimento de implantes dentários. Pacientes que demoraram muito tempo para repor a perda dentária, por exemplo, podem ter sofrido reabsorção óssea e necessitar da realização prévia de enxerto para garantir as condições necessárias de sustentação do implante. É nessa etapa que esse e muitos outros fatores são analisados para, então, iniciar o tratamento.

3º Passo | Procedimento Cirúrgico para Instalação do Implante Dentário

Crédito: Freepik

Em geral, o implante dentário é feito no próprio consultório com anestesia local para que o paciente não sinta dor. O procedimento se inicia com uma incisão na gengiva. Em seguida, são utilizadas brocas para fazer a perfuração do osso na região onde as peças de titânio serão acomodadas. Feito isso, as estruturas são fixadas nessas cavidades a fim de substituir as raízes ausentes e dar suporte às próteses dentárias. Por fim, o dentista realiza a sutura.

4º Passo | Cicatrização e Osseointegração

Crédito: Freepik

Depois do procedimento cirúrgico, o paciente deverá aguardar o tempo de cicatrização e osseointegração para que o pino implantado fique fixo e seguro. A recuperação pós-cirúrgica de implante leva de dois a seis meses, contudo, para evitar a reabsorção óssea, propiciar maior conforto e melhorar a questão estética, o paciente pode utilizar uma prótese provisória instalada simultaneamente ou em até 48 horas depois da cirurgia de fixação do implante.

5º Passo | Instalação Protética

Crédito: Freepik

Passado o tempo de cicatrização e osseointegração do implante, o próximo passo é retornar ao consultório do dentista para que os dentes permanentes sejam colocados no lugar. A partir desse momento, o paciente estará livre para aproveitar todos os benefícios de dispor de um implante dentário.

6º Passo | Pós-Operatório do Implante Dentário

Crédito: Freepik

Seguindo o nosso passo a passo em fotos de implante dentário, vamos avançar para a etapa final. Concluída a cirurgia, o paciente recebe alta para retomar as atividades e mastigar tranquilamente. Na ocasião, o paciente também já sai das dependências da clínica medicado e com analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios prescritos, de acordo com a necessidade. Nos primeiros dias, recomenda-se que o paciente opte por alimentos líquidos ou pastosos frios, mantenha uma higienização adequada e evite fumar ou ingerir bebida alcoólica.

7º Passo | Cuidados e Manutenção com o Implante Dentário

Crédito: Freepik

Por serem constituídos de titânio e porcelana ou resina, os implantes e as próteses não desenvolvem cárie, no entanto, há diversas outras doenças que podem prejudicar a saúde bucal de pacientes com implantes dentários caso os cuidados com a higiene não sejam seguidos rigorosamente. Portanto, faça a limpeza bucal completa sempre após as refeições e antes de dormir, utilizando escova de cerdas bem macias, creme dental com flúor, fio dental e enxaguante bucal. Além disso, programa-se para retornar ao consultório periodicamente.

Com o implante dentário você será capaz de comer, falar e sorrir naturalmente, sem medo de ser feliz. Então, não adie a reabilitação do seu sorriso! Que tal uma avaliação personalizada para verificar se chegou a hora de fazer o seu implante dentário e recuperar de vez a sua autoestima? Agende a sua consulta de rotina com o Dr. Allan Pizzamiglio e aproveite a infraestrutura completa para desfrutar de toda conveniência e praticidade que você merece em seu tratamento odontológico clínico e estético. Será um prazer te ajudar a conquistar um sorriso saudável e bonito!