Pasmem, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de pessoas com diabetes. Em 2019 eram cerca de 16,8 milhões e a expectativa é que o número salte para 21,5 milhões em 2030, e para 26 milhões em 2045, segundo a pesquisa realizada pela International Diabetes Federation. Trata-se de uma doença crônica, que exige constante acompanhamento e controle para evitar complicações à saúde e garantir uma qualidade de vida adequada.

Mas será que pessoas com diabetes podem fazer implante dentário?

Essa é uma dúvida bastante recorrente, afinal, como você deve ter ouvido falar, o organismo do paciente diabético tem dificuldade de cicatrização e maior risco de hemorragias ou infecções e o sucesso de um implante dentário, por sua vez, está diretamente relacionado ao processo cicatricial denominado osseointegração, ou seja, quando o osso se regenera e envolve os implantes para mantê-los fixos e estáveis.

Se você é diabético e deseja colocar implantes dentários, temos uma excelente notícia: a Odontologia e a Implantodontia evoluíram muito nos últimos anos e por isso a resposta à sua pergunta é SIM. Todavia, como pré-requisito, as taxas de glicose no sangue devem estar controladas e uma avaliação criteriosa precisa ser feita para tratar previamente, se necessário, algumas alterações bucais comuns em diabéticos, como gengivite e periodontite.

Antes de iniciar o tratamento com implantes dentários, recomenda-se que o paciente consulte seu endocrinologista para se certificar de que está tudo sob controle. Estando os níveis normalizados, o implantodontista poderá solicitar exames complementares para verificar as condições ósseas e, assim, determinar os próximos passos.

A atenção também deve ser redobrada nos cuidados posteriores ao procedimento, que envolvem uma higiene impecável com escovação de no mínimo três vezes ao dia, além do uso de fio dental e de enxaguante bucal para evitar a formação de placa bacteriana ao redor do implante. Após fixado o dente artificial e a prótese, além da higiene realizada em casa, será necessário visitar o seu dentista periodicamente para uma limpeza ainda mais criteriosa, bem como para uma avaliação sobre a calcificação do pino, tendo em vista que em diabéticos esse processo costuma ser mais lento.

O implante dentário é uma solução duradoura para quem deseja repor de maneira fixa os dentes perdidos e mesmo pessoas com diabetes podem contar com taxas de sucesso

muito acima dos 95%. Então, que tal um dentista experiente para restaurar seu sorriso de maneira segura e planejada? Agende a sua consulta de rotina com o Dr. Allan Pizzamiglio e aproveite a infraestrutura completa para desfrutar de toda conveniência e praticidade que você merece em seu tratamento odontológico clínico e estético. Será um prazer te ajudar a conquistar um sorriso saudável e bonito!