Com o decorrer dos anos e os avanços dos procedimentos odontológicos, a instalação de implantes e próteses ficaram ainda mais acessíveis e funcionais. Por isso, não à toa, inúmeras pessoas que sonham em restaurar seu sorriso têm optado por essa alternativa. Diante da variedade de marcas, modelos e nacionalidades, entretanto, muitos pacientes questionam qual seria o melhor implante dentário. Se você também tem essa dúvida, aproveite o artigo para compreender o que avaliar antes de prosseguir com a colocação de implantes dentários!

O que é e qual a importância do implante dentário?

A essa altura você já deve ter pesquisado sobre implante dentário, mas não custa reforçar sua definição. O implante é um dispositivo de titânio instalado dentro do osso maxilar e/ou mandibular do paciente para substituir a raiz perdida e suportar as próteses. As próteses de porcelana ou de resina, por sua vez, substituem a coroa, a parte branca do dente que é visível.

A instalação de implantes dentários ganha relevo por proporcionar melhorias estéticas e funcionais. No quesito estética, a revitalização da aparência acarreta, por exemplo, rejuvenescimento da face e aumento da autoestima do paciente; já no que se refere à funcionalidade, possibilita melhora da fala e da mastigação, evita o deslocamento dos dentes laterais remanescentes e, ainda, minimiza dores e desconfortos.

Como saber qual o melhor implante dentário?

Os tipos de implantes dentários são diversos, variando entre implante unitário simples, implante unido, implante com prótese protocolo, implante com prótese overdenture, implante zigomático e muitos outros. Assim como os tipos, também há inúmeras marcas e nacionalidades de maior e menor qualidade.

Apesar dessa variedade, para comercializar os implantes dentários, as empresas são avaliadas para maior segurança e eficácia aos procedimentos. Por isso, o fator de maior importância a ser considerado antes de optar pela colocação do implante dentário é a escolha de um profissional capacitado.

Além de ser criterioso para averiguar as condições de saúde bucal e geral do paciente, o dentista deve ter experiência nesse procedimento para não apenas identificar qual o tipo de implante e superfície mais indicados para cada caso, mas, principalmente, assegurar a precisão exigida em tratamentos como este.

Qual o profissional indicado para realizar implantes dentários?

Embora muitos dentistas realizem implantes, os Implantodontistas são os profissionais mais indicados para instalar implantes dentários. Isso porque, além da formação como dentista, os profissionais com essa especialização possuem 1.000 horas adicionais de atividades que os capacitam a dominar técnicas, melhores práticas e materiais mais apropriados para garantir a reabilitação oral do paciente em segurança.

Com mais de 13 anos de experiência em procedimentos clínicos e estéticos, o Dr. Allan Pizzamiglio trabalha apenas com os melhores implantes dentários do mercado, afinal, tem como objetivo garantir que os resultados estético e funcional sejam positivos e correspondam às expectativas dos pacientes.