Cada vez mais moderno e seguro graças aos avanços tecnológicos aplicados à Implantodontia, o implante dentário passou a ser a opção número um quando a intenção é recuperar a qualidade de vida e estética do sorriso de pessoas com ausência de dentes. O implante dentário consiste numa estrutura de titânio fixada na região óssea da face em substituição à raiz do dente com o intuito de sustentar a prótese dentária. Mas quando será que devemos fazer um implante?

Bem, há vários tipos de implantes diferentes, com objetivos e indicações bem variados, daí a importância de visitar um dentista especialista na instalação de implante dentário para uma avaliação personalizada das suas necessidades e, se for o caso, do tipo de estrutura que se adapta melhor a essas demandas. Durante a avaliação, o dentista irá verificar o histórico de saúde e todo o sistema da boca e mandíbula – com estudos da mordida e radiografias específicas, analisando também a existência de diabetes, câncer, tabagismo, alcoolismo e doenças periodontais. Somente após essa avaliação criteriosa será possível determinar o momento ideal para fazer um implante.

Todavia, de modo geral, havendo perda dentária total, parcial ou unitária, o paciente já pode cogitar a instalação de implantes dentários, independentemente da causa da perda do dente. A colocação da prótese definitiva varia bastante. No caso de perda dentária total, ou seja, na ausência de todos os dentes no qual o paciente utiliza dentadura, por exemplo, o implante não precisa ser individual. Ao contrário disso, pode ser instalado apenas um grupo de implantes para segurar todos os dentes.

Se você quer uma dica de quando fazer implante dentário, anote aí: quanto mais cedo, melhor. Isso mesmo, a recomendação é que o implante dentário seja colocado o mais rápido possível após a perda do dente, porque com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que adia a substituição da raiz e, consequentemente, a recuperação do sorriso. O resultado de postergar a reposição pode ser um rosto deformado e maior complexidade no procedimento para colocar o implante.

O implante dentário pode ser feito por qualquer pessoa saudável com mais de 18 anos que tenha perdido algum dente. Pacientes com diabetes descontrolada, doenças cardíacas graves, câncer, doença autoimune e gestantes precisam ser avaliados individualmente. Além disso, situações em que o paciente encontra-se em perfeito estado de saúde, mas o volume ósseo está prejudicado, pode ser preciso passar por uma etapa anterior para realizar enxerto e, assim, garantir a sustentação adequada para o dispositivo.

Ao fazer um implante odontológico, o paciente tem sua vida transformada, pois percebe melhoras significativas em diferentes setores. Há relatos de pessoas que recuperaram sua
capacidade mastigatória, melhoraram a digestão, perceberam maior fluidez na fala, sentiram-se muito mais confiantes para sorrir e, ainda, viram sua autoestima nas alturas!

Com o implante dentário você será capaz de comer, falar e sorrir naturalmente, sem medo ou insegurança. Portanto, não adie a reabilitação do seu sorriso! Que tal uma avaliação personalizada para verificar se chegou a hora de fazer o seu implante dentário e recuperar de vez a sua autoestima? Agende a sua consulta de rotina com o Dr. Allan Pizzamiglio e aproveite a infraestrutura completa para desfrutar de toda conveniência e praticidade que você merece em seu tratamento odontológico clínico e estético. Será um prazer te ajudar a conquistar um sorriso saudável e bonito!